Informações

Fela Anikulapo Ransome Kuti (Abeokuta, 15 de Outubro de 1938Nigéria, 2 de Agosto de 1997) foi um multi-instrumentista nigeriano, músico e compositor, criador do Afrobeat, ativista político e dos direitos humanos.
O Afrobeat é, essencialmente, uma fusão de jazz, funk, highlife e cantos tradicionais africanos.
Fela misturou letras e ritmos de dança como um meio de protesto social. Sua influência contribuiu para mudanças na democracia da Nigéria e ajudou a promover políticas Pan Africanistas em todo o mundo.
A biografia oficial de Fela Kuti foi escrita em 1982 por Carlos Moore, principal conferencista do Seminário Fela Kuti da UERJ, e encontra-se disponível em português desde 2011, sob o título "Fela, esta vida puta".  Gilberto Gil apresenta Fela por meio destas palavras no prefácio da edição de 2011 em português:
“Profundamente dilacerado pela contradição entre negar uma herança de submissão e afirmar um novo destino de libertação para sua terra e sua gente, Fela veio a produzir uma obra de fôlego incomparável no âmbito da música internacional do ciclo popular cosmopolita da segunda metade do século XX.
Arrebatado por uma visão apocalíptica que lhe revelava o quanto de recalque e rendição era necessário fazer explodir pelos ares naquele seu surto de rebelião messiânica; enfeitiçado pelo canto inebriante do lamento negro produzido na diáspora dos escravos desterrados, que lhe trazia de volta a sua própria desesperadora noção de desterro numa África cada dia mais usurpada pelo imperativo neocolonial; dividido entre a consciência de um futuro universal inevitável para a humanidade e a consciência da ameaça patente de negar-se à África um lugar nesse futuro; determinado a resgatar, para o seu próprio povo e para o mundo, o papel instrutor da tradição tribal na construção de uma possível tribo global, (...), Fela pôs a balançar, no embalo dos seus improvisos musicais e repentes poéticos, toda Lagos, todo morro, toda bidonville, toda shantitown em todo o planeta negro.
Hoje, passado algum tempo do seu desaparecimento, é chegado o tempo do reconhecimento.” (pp. 13-14)
A biografia escrita por Carlos Moore é uma forte expressão desse reconhecimento. Em 2014, observam-se algumas formas de reconhecimento da contribuição que Fela deixou para o mundo, com novas significações, e que divulgam sua vida e seu legado. Em agosto, houve a estreia nos Estados Unidos do filme “Finding Fela”, do cineasta Alex Gibney. No Brasil, o diretor e produtor brasileiro Pedro Rajão lançará o documentário “Anikulapo” até o final do ano.
O reconhecimento chega para o grupo de pesquisa Ìlé Òbá Òyó por meio do I Seminário Fela Kuti da UERJ: a educação, os movimentos sociais e a África que incomoda.
Para saber mais sobre a vida e a música de Fela Kuti, acesse os links a seguir:
Wikipedia em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fela_Kuti
Sobre o lançamento da edição em português, em 2011, da biografia “Fela, esta vida puta”, escrita por Carlos Moore: http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/06/24/biografia-revela-musica-e-vida-de-fela-kuti-criador-do-afrobeat-lancamento-e-neste-sabado-25-em-sp.jhtm
Para ouvir músicas de Fela:
Sobre o filme “Finding Fela”, do cineasta Alex Gibney, que estreou nos Estados Unidos em 01/8/2014: http://findingfela.com/

Sobre o documentário “Anikulapo”, do diretor e produtor brasileiro Pedro Rajão, com estreia nacional prevista para o final de 2014: http://www.catarse.me/pt/anikulapo